logo
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat.
BRASÍLIA,  SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
 

Entenda o que significam os principais dados

Se você possui um site para a sua empresa ou instituição, provavelmente já ouviu falar d plataforma de análise e estatísticas do Google. Mais conhecida como Analytics, a ferramenta permite gerar relatórios completos sobre fluxo de visitantes, conversões, origem e muito mais. É uma plataforma que contribui no desenvolvimento de estratégias certeiras para direcionar ao público alvo as melhores campanhas.

O problema é que, muitas vezes, quando o relatório produzido pela plataforma chega até o cliente da agência, deixa dúvidas sobre o que significam os dados apresentados por ele. No post de hoje, separamos os principais números – aqueles em que você precisa dar atenção indispensável – e explicamos o que cada um significa. Confira:

1- Usuários
“Usuários” não é um termo realmente novo quando o assunto é web, mas no Analytics ele foi incorporado há pouco tempo, deixando os clientes da plataforma um pouco confusos com o seu significado. Contudo, ele é apenas um novo nome para o que o Analytics chamava anteriormente de “visitantes”. O que significa? Esse número vai indicar a quantidade de pessoas que acessaram o seu site e, inclusive, diferenciar quem está acessando pela primeira vez, de quem está retornando para mais uma visita.

2- Sessões
Esse pode ser o termo que gera mais dúvidas nas métricas do Analytics. As sessões são, na prática, conjuntos de ações que um mesmo usuário realizou dentro do seu site. Essa métrica é calculada da seguinte forma: se um usuário acessa a sua página e não interage por 30 minutos, a sessão é automaticamente encerrada – sendo reiniciada quando o usuário retomar a navegação. Se, por acaso, um usuário sair da sua página e retornar dentro de 30 minutos, o segundo acesso ainda será computado na primeira sessão. Se o usuário permanecer interagindo com a página por mais de 30 minutos, a sessão também será contabilizada como apenas uma. Esse número é importante porque indica, entre outras coisas, o quão atrativos são os conteúdos do seu site.

3- Exibições de páginas – E exibições de páginas única
Essa é mais um tópico da lista infindável de terminologias que o Analytics escolheu para definir as métricas de uso. Neste caso, exibições de páginas quer dizer, objetivamente, o número de exibições das páginas, dentro de uma mesma sessão. Ela é contada da seguinte forma: quando um usuário inicia uma sessão e navega, por exemplo, da página X para uma página Y, e depois retorna para a página X, ele contabiliza 3 exibições, ainda que X tenha sido exibida duas vezes. As exibições de páginas única serão mais segmentadas, reunido todas as exibições dentro de uma mesma sessão, representando o número de sessões durante as quais uma página teria sido exibida.

Viu? Agora ficou mais fácil compreender o que os dados dos relatórios que você recebe da agência significam. Obviamente, há muitos outros dados que vão servir de suporte para compreender o comportamento dos usuários e ampliar a percepção dos profissionais de marketing que elaboram as suas campanhas e conteúdo. Gostou? Então compartilhe nas redes sociais e comente aqui embaixo!