logo
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat.
BRASÍLIA,  SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
 

Cinco hábitos que podem ajudar a salvar meio ambiente

Hoje comemoramos o Dia Internacional do Meio Ambiente, uma data que tem como propósito principal a reflexão sobre como a poluição está impactando diretamente a qualidade de vida dos seres humanos e os ecossistemas que abrigam milhares de outras espécies.
Para sinalizar o nosso apoio, deixamos as dicas sobre marketing e comunicação de lado para trazer algumas sugestões que podem não impactar tanto a sua rotina, mas são capazes de mudar completamente a realidade do mundo em que vivemos. Confira essas cinco super dicas de hábitos que podem ajudar a salvar o meio ambiente!

1- Economize água
Parece pouco, mas se você mudar a forma como utiliza a água no seu dia a dia, certamente terá uma excelente surpresa. Hábitos como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, podem contribuir muito para a economia do recurso. Além disso, realizar a coleta da água da chuva para lavar carro e roupas, por exemplo, pode ser uma boa solução para economizar água.

2- Separação do lixo
Se você mora em uma cidade que possui sistema de coleta seletiva, você pode separar o seu lixo por tipo, permitindo que a cooperativa responsável direcione o lixo para a reciclagem. Lembre-se de que o lixo orgânico não deve ser misturado aos recicláveis e, no caso de caixas de leite e garrafas pet, é importante lavar bem antes de colocá-las para a coleta. Se a sua cidade não possui coleta seletiva, você pode propor ao poder público ou concessionária.

3- Economize energia
A eletricidade é fundamental, mas sabemos que ela pode ser responsável por altos índices de poluentes na ponta de produção da energia. Quando o país não consegue produzir energia suficiente com as hidrelétricas, por exemplo, entram em ação as termelétricas, que jogam toneladas de gases tóxicos na atmosfera. Para evitar isso, basta apagar aquela luz que não precisa estar acesa ou desligar um eletrodoméstico que não está em uso.

4- Aproveite a cidade a pé ou de bicicleta
Obviamente há lugares e momentos que exigem o uso de veículos, principalmente se a distância é muito grande, mas uma boa solução para quem não pode usar uma bicicleta ou ir a pé, é usar o transporte público. Em algumas cidades, é possível, inclusive, dar preferência aos transportes coletivos não poluentes, como ônibus elétricos, bondes, VLT ou metrô; entretanto, a sua saúde vai agradecer se você optar pela bicicleta.

5- Troque o plástico por vidro
O plástico se tornou um dos grandes vilões do mundo moderno, por não ser biodegradável e, em maioria, não reciclável. O vidro, por sua vez, pode ser reutilizado ou facilmente reciclado. O uso de ítens de plástico descartáveis vem causando um dano irreversível ao meio ambiente que, em longo prazo, pode se refletir na extinção de ecossistemas inteiros.

Conhece mais hábitos que podem ajudar a salvar o meio ambiente? Comente aqui e compartilhe nas redes sociais!


Comente esse Post na G3