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BRASÍLIA,  SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
 

5 hábitos para evitar o estresse no trabalho

Quem está ativo no mercado de trabalho sabe que a rotina, muitas vezes, pode se tornar estressante. SItuações cotidianas, que em um primeiro momento podem parecer inofensivas, se tornam grandes problemas em longo prazo, podendo levar à improdutividade e à depressão.

Sabemos que não é possível impedir que o estresse aconteça, mas podemos aprender a lidar com ele utilizando de gatilhos diários. Para te ajudar a lidar com esse problema, separamos cinco hábitos que podem te ajudar a evitar o estresse no ambiente de trabalho; confira:

1- Aprenda a dizer não. Uma das coisas mais difíceis quando se convive com muitas pessoas é dizer não. Na tentativa de agradar, muitas vezes, nos forçamos a realizar tarefas que não nos agradam nem correspondem ao que realmente é sua obrigação. Portanto, o primeiro passo para equilibrar o estresse no ambiente de trabalho é aprender a delimitar o que são obrigações, o que são favores para os colegas e o que pode gerar desgaste emocional; o segundo, é dizer não quando for conveniente.

2- Não misture pessoal e profissional. Tudo bem que a linha que divide o profissional e o pessoal é muito tênue, mas isso pode ser um grande problema na hora de lidar com o comportamento dos colegas. Esteja atento às posturas: no ambiente de trabalho, você precisa ser profissional e não deve aceitar relações incompatíveis. Isso pode evitar que brincadeiras ou relações abusivas se tornem um grande desconforto. Isso não significa que você não possa, por exemplo, ter um belo happy hour com os colegas após o trabalho; inclusive, esse é o tipo de coisa que recomendamos!

3- Aprenda a desligar-se. Na rotina voraz do mundo moderno, muitas vezes é difícil desligar-se. Isso acontece principalmente com profissionais criativos ou executivos, mas também pode atingir profissionais operacionais. É importante saber o momento de parar e descansar, já que não tirar um tempo para sua vida pessoal pode diminuir, não só a sua qualidade de vida, mas a sua qualidade de trabalho também; então, se seu objetivo é trabalhar por longas jornadas para alcançar resultados melhores, acho que é hora de mudar de estratégia.

4- Organize suas tarefas. lembra quando sua mãe te mandava arrumar o quarto? Pois é, essa pode ter sido uma das mais valiosas lições que você aprendeu. Organizar-se funciona desde montar uma pilha de prioridades de tarefas, até ter uma mesa confortavelmente arrumada. No primeiro caso, fica mais fácil resolver as suas atividades uma a uma se elas estiverem em uma lista; no segundo, trabalhar em um ambiente arrumado ajuda no seu bem estar. A gente produziu um conteúdo bacana sobre organização e automação de processos aqui.

5- Saiba o seu limite. Se você ficou doente, sente sono ou não consegue produzir, é importante entender os sinais do seu corpo. Extensas horas de trabalho enquanto está doente pode custar a sua saúde, e consequente improdutividade em longo prazo. Se você está muito cansado, considere uma pausa mais longa para o café ou um cochilo após o almoço; essas práticas podem melhorar substancialmente o seu dia-a-dia no ambiente profissional e evitar o estresse na rotina de trabalho.

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