logo
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat.
BRASÍLIA,  SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
 

5 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a proclamação da república

É praxe: todos nós esperamos ansiosos pelo dia 15 de novembro. O que muitos associam ao descanso à beira-mar, está muito além de significar somente um dia de folga. A proclamação da república brasileira interferiu não somente no regime da época, mas na maneira como a sociedade caminharia nos séculos seguintes. De 1889 para cá, muitas coisas mudaram, é verdade, mas são inegáveis as influências que permanecem desse grito pela liberdade. Por isso, nesta semana separamos 5 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a proclamação da república. Confira!

1- Marechal esteve presente, mesmo indisposto
Deodoro da Fonseca,
uma das figuras centrais da proclamação da república, sofria de dispnéia, uma patologia que afeta a respiração. Mesmo assim, participou do grito pela república comandando o cerco ao Ministério, mesmo incapacitado de portar uma espada.

2- A proclamação se de forma pacífica
Embora controversa, a proclamação da república se deu de forma bastante pacífica. Com a apresentação das tropas ao marechal Deodoro, a república foi proclamada ao som do Hino Nacional e sem resistência.

3- O imperador dormia enquanto o império caía
A queda do império se deu de forma pacífica, é verdade. Mas em meio aos rumores, o imperador D. Pedro II se recolheu no palácio de Petrópolis e tirou uma longa pestana. O imperador só ficou sabendo da proclamação da república ao ser acordado pelo major Sólon Ribeiro.

4- Direitos Sociais
O já ex-imperador do Brasil retorna à Portugal e, anos depois de chegar às terras lusitanas, morre deitado sobre um futon que ele mesmo teria enchido com terra brasileira. O imperador parecia apaixonado pelo Brasil e só teria partido para impedir manifestações a favor da monarquia.

5- Direitos Políticos
No dia 17 de Novembro de 1889, Dom Pedro II deixa o país escrevendo uma mensagem que ecoaria em todas as esferas da recém-nascida república brasileira: “Ausentando-me, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo votos por sua grandeza e prosperidade”.

Viu como G3 também é cultura?! 😎
Agora comenta aqui embaixo o que você achou deste conteúdo e compartilhe nas redes sociais. Sempre tem um amiguinho curioso, não é mesmo?


Comente esse Post na G3