logo
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat.
BRASÍLIA,  SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
 

Você sabe como funciona uma agência de comunicação?

Em casa, assistindo televisão, a caminho do trabalho, na mídia do metrô, rádio do carro, ou no happy hour assistindo ao jogão com os amigos; não importa onde você esteja, a comunicação está presente em grande parte dos momentos do seu dia. Muitas vezes não nos damos conta do quão impactantes as peças de publicidade são em nossas vidas, e esse impacto é tão grande, que tem muita gente que se especializou em produzir esses materiais. Onde encontram-se esses especialistas? Justamente, nas agências de comunicação.

Entre o vai e vem de ideias e conceitos, é aqui que se pensa em detalhes simples, como voz passiva ou voz ativa da redação que vai te convencer, ou mesmo as cores e disposição de elementos que irão atrair os olhares mais seletivos. Ficou curioso? Então separamos um passo-a-passo para você conhecer um pouco mais da estrutura por trás das campanhas.

1- Tudo começa no atendimento, que é o setor responsável por ter uma relação estreita com o cliente, compreender suas necessidades e estabelecer uma ligação entre a parte técnica e especializada da agência, e o cliente, direcionando o trabalho. É este o profissional que filtra as informações que chegam do cliente, transformando-as em matéria prima para o marketing.

2- A segunda etapa do processo interno de uma agência esbarra no planejamento. É aqui que profissionais organizam tudo o que chega do atendimento, orientando estratégias que resultem em eficácia no alcance do objetivo final do cliente. Não é incomum que a equipe de criação se envolva nesta etapa do processo, porque é preciso definir neste momento o que é viável em termos técnicos, para evitar problemas logísticos no futuro.

3- A criação é o setor responsável por transformar os desejos em realidade. É aqui que se cria o conteúdo textual, de frases de impacto para publicações online aos extensos materiais de inbound para blog, jornais e revistas, sendo também o setor que abraça a criação visual, ou o famoso design das peças. Não é incomum que redator e diretor de arte trabalhem juntos do começo ao fim da produção, já que texto e imagem precisam estar completamente alinhados.

4- Após a produção das bases das ideias, é hora de seguir com os croquis para o atendimento, que será responsável por validar a peça com o cliente e revisar as alterações necessárias. Só então, com todas as solicitações do cliente filtradas, ele volta para a equipe de criação para finalizar a peça com as alterações necessárias.

5- Finalmente a peça chega na equipe de produção e programação. Essa equipe é o final da cadeia e é a porta de saída das peças produzidas anteriormente para o mundo! É através das mãos desses profissionais que você será capaz de ser impactado nas redes sociais, em um site de busca, em mídias impressas e outras plataformas. E quer saber? Ainda há muitos outros processos, como o planejamento de mídia, que vai selecionar o melhor custo-benefício para a publicação das peças, os social media que vão analisar e melhorar o impacto dos clientes nas redes sociais e a gestão de relatórios, que vai mostrar os resultados para que o cliente tenha certeza de que está alcançando os resultados desejados.

Ufa! Depois dessa maratona toda, você entende o porquê de publicitários e café combinarem tão bem, não é? E você, gostou do conteúdo? Quer conhecer mais sobre os processos que garantem a qualidade das peças que a G3 produz? Dá uma olhadinha no site! Ah! Não guarde esse conteúdo para você! Comente aqui embaixo e compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam ver!