logo
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat.
BRASÍLIA,  SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
 

3 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Independência do Brasil

A história que está por trás da independência do Brasil é revestida de mitos e curiosidades. A verdade é que dentro desse espectro que construiu a soberania do nosso país, há coisas que muitos brasileiros nunca ouviram falar. No dia em que comemoramos a soberania brasileira, preparamos um conteúdo especial com 3 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Independência do Brasil. Confira!

1- Poucas pessoas ouviram do Ipiranga. Pouco mais de 20 pessoas acompanhavam D Pedro I no momento mais famosos da independência do Brasil. Quando, às margens do Rio Ipiranga, D. Pedro I gritou “liberdade ou morte!”, apenas oito pessoas, mais a guarda que o acompanhava – no máximo 15 soldados – tiveram o privilégio de participar deste momento histórico.

2- A população brasileira cresceu muito No momento em que a independência era declarada, a população brasileira estimada era de apenas 4,5 milhões de pessoas. Isso significa que a população cresceu mais de 200% de lá para cá. Para se ter uma ideia, naquela época, o número de brasileiros era a metade da população atual da cidade de São Paulo.

3- Muitas vozes da independência O principal rosto da independência pode ter sido D. Pedro I, mas a história registra muitos outros que atuaram diretamente para a soberania brasileira. A emancipação ocorreu graças à influência de movimentações sociais, políticas e pressão da elite econômica.

Gostou do conteúdo? Conhece mais alguma curiosidade sobre a independência do Brasil? Então comente aqui embaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

 

 


Comente esse Post na G3